Dieta materna pode ter relação com alergias do recém- nascido
Vamos hoje publicar o que anda saindo no mundo científico! O Medscape acaba de trazer a notícia de um estudo japonês publicado na revista científica Allergy, mostrando que a dieta materna durante a gravidez pode reduzir a chance de ter um bebê com determinadas alergias.
Segundo a equipe do Dr. Yoshihiro Miyake, uma maior ingesta de vegetais verdes e amarelos, frutas cítricas e frutas com alto teor de beta-caroteno, um precursor da vitamina A, pode diminuir o risco de ter um bebê com eczema. Eczemas são uma forma de dermatite, irritação na pele na qual ela fica vermelha, escamosa, podendo apresentar rachaduras ou bolhas, além de coceira importante.
O beta-caroteno e a vitamina E são dois de muitos antioxidantes que podem trazer benefícios à saúde. Segundo os pesquisadores, alimentos com alto teor de vitamina E também podem diminuir o risco de ter um bebê chiador. São chamados assim os bebês que apresentam uma doença sibilante do trato respiratório inferior, extremamente comum nos primeiros 12-18 meses de vida. O bebê chiador apresenta respiração rápida, dificuldade respiratória, expiração prolongada, com um “piado” ao final desta fase expiratória.
Apesar do beta caroteno e da vitamina E poderem beneficiar a saúde, pesquisas anteriores sobre a ingestão materna de antioxidantes e alergias infantis ofereceram resultados conflitantes. Essa área de pesquisa “ainda está em desenvolvimento”, observou o Dr. Miyake em um e-mail à Reuters Health.
Em seu atual estudo, a equipe do Dr. Miyake avaliou a ingestão de vegetais e frutas durante a gravidez de 763 mulheres, assim como eczema ou sibilância alérgica (dificuldade respiratória alérgica, apresentando “piado” ao respirar) em seus bebês.
As mulheres tinham em média 30 anos e apresentavam idade gestacional de, aproximadamente, 17 semanas no momento da inscrição. Quando seus bebês tinham entre 16 e 24 meses de idade, as mulheres forneceram as histórias do nascimento e da amamentação, quantidade de irmãos mais velhos e de exposição ao cigarro.
Na investigação, 21% dos bebês chiavam ou apresentaram um “chiado no peito nos últimos 12 meses”, e menos do que 19% apresentavam eczema. E, de acordo com a equipe, as mães que ingeriram grandes quantidades de vegetais verdes e amarelos, frutas cítricas ou beta caroteno enquanto estavam grávidas tiveram menos chances de ter um bebê com eczema.
Isso foi visto após a visualização de outros fatores de risco para eczema, sendo este mais comum em bebês cujas mães ingeriram menos versus mais vegetais verdes e amarelos.
Da mesma forma, uma alta ingestão de vitamina E durante a gravidez foi associada a uma redução da probabilidade de ter um bebê chiador, apoiando pesquisas prévias nos Estados Unidos e Reino Unido sobre o tema.
Com isso, os pesquisadores concluíram que o aumento da ingestão de vegetais verdes e amarelos, frutas cítricas e antioxidantes como beta-caroteno e vitamina E em mulheres grávidas, “merece pesquisas adicionais como medidas que possivelmente serão efetivas na prevenção de distúrbios alérgicos nos descendentes”.
Você também vai gostar de: